terça-feira, janeiro 24, 2012

Gosto mesmo...

...de caminhar por Coimbra à noite.

Sair da faculdade, meter os phones nos ouvidos, ligar o mp3. Descer a rua até ao Jardim da Manga, apanhar o 4, sair uma paragem antes, em Montes Claros e não na António José de Almeida, enquanto ouço isto. Descer a rua até à Calouste Gulbenkian. A banda sonora mudou. Ver as velhinhas com os seus trolleys, vindas do Pingo Doce, apetrechadas dos ingredientes para o jantar. Ver as mães (e alguns pais) a segurar os filhos e as suas mochilas pela mão; andam tão depressa que os pequenos têm de ir a correr para os acompanhar. Ver o senhor do costume, com o seu chapéu castanho, a passear o cão que insiste em puxar para o lado oposto. Ver o movimento que há na Vénus e na croissanteria do Mayflower. O barulho dos carros, das pessoas que falam, das crianças que gritam, que riem, que choram, dos cães que ganem e ladram como pano de fundo. Aprendi a gostar do ambiente citadino, do barulho, das luzes e do movimento constante!

Gosto mesmo de caminhar por Coimbra à noite!


 

21 comentários:

  1. Eu tb gosto mt de caminhar por Coimbra e perco-me com o pão da Vénus ;)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia Luisa Sobral. Gostei muito! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto bastante (versão lisboeta!), embora seja também eu uma daquelas pessoas apressadas para ir para casa.

    ResponderEliminar
  5. E Coimbra não é nada, minha cara. Muito calminha mesmo. E é por isso que eu gosto dela...

    E passear aos domingos de manhã na Sá da Bandeira, principalmente aquelas manhãs de Outono, depois de uma noite de vendaval, com as folhas castanhas no chão, e ouvir o barulho que elas emitem ao serem pisadas?

    ResponderEliminar
  6. Coimbra é das cidades do país que mais desejo tenho em conhecer.

    ResponderEliminar
  7. gosto de passear pela cidade também ... por aqui é Lisboa, mas vê-se o mesmo. As mães e os pais a correr, as crianças a acompanhar, as velhinhas com os troleys do pingo doce ou do lidl ... é bom! E de mp3! e às vezes, sem dar por isso, a música que calha a dar no momento aperfeiçoa-se à rua, à pessoa, à situação.

    sabe bem! =)

    **

    ResponderEliminar
  8. Eu também adorava passear à noite se não vivesse onde vivo :o

    ResponderEliminar
  9. O teu blog está cada vez mais giro. Cada vez mais um ponto de paragem frequente. Tenho dito :)

    ResponderEliminar
  10. ai que saudades de Coimbra :(

    kisses***

    ResponderEliminar
  11. Bianca, nunca comi do pão da Vénus! Vou ter de resolver isso!:)

    Zaahirah, ouve o álbum dela, é lindo!

    Joana e Sintonia, não conheço muito de Lisboa, só passei lá um fim-de-semana mas gostei muito, apesar de ser uma cidade gigante! Só quando conheci Lisboa é que percebi como Coimbra é pequenina!

    Phyxsius, é verdade! E ainda bem que é assim, chegas a todo o lado num instantinho! Essas folhas fazem-me sempre escorregar!:p Mas também adoro! E melhor ainda que a Sá da Bandeira é o Quebra-Costas(com o seu mercado e a Sala Árte à Parte) ou a Visconde da Luz!:)

    M., passa por cá! Vais adorar!

    Danii, então porquê?:/

    Mary Jane, obrigada! O teu blog também é um ponto de referência!:)

    rosa_chiclet, nunca é tarde p'ra voltar! :)

    ResponderEliminar
  12. Sala Árte à Parte? Ora aí está algo que não conheço (também penso que nunca fui ao Mercado, é ao sábado, certo?).

    ResponderEliminar
  13. Ao ler o comentário da Bianca lembrei-me da broa da Vénus é uma delícia :)

    ResponderEliminar
  14. O mercado só acontece uma vez por mês, e sim, é sempre ao sábado. A Sala Árte à Parte fica lá ao lado. Já não vou lá há séculos, mas costuma organizar concertos interessantes. O último que lá foi o dos The Black Swans. O ambiente é bastante acolhedor e confortável! :)

    rosa_chiclete, também desconheço a broa! Estou a ver que vou ter de passar lá para por isso em dia!

    ResponderEliminar
  15. já cá vivo à tantos anos que acho que perdi essa magia lol

    ResponderEliminar
  16. ja tenho saudades de ir a Coimbra! =)

    Maria

    ResponderEliminar
  17. Coimbra é uma cidade tão mágica, apesar do Porto também o ser. Este ano, nas férias de Verão, fui aí e adorei :) Mas espero ir muitas mais vezes. Houve uma vez que disse que não me importaria nada de fazer a minha vida entre Porto e Coimbra e não me importava mesmo :)

    ResponderEliminar
  18. Primeiramente, queria só dizer que o nome do blog me atraiu por ser também eu um apreciador de boa música. E claro que bandas como Beatles e Doors, entre muitas outras - pois há para aí muito boa música pouco conhecida e de qualidade - fazem parte da lista no meu ipod. Aqui um bom exemplo, para o caso de quereres dar uma espreitadela: http://www.youtube.com/watch?v=Ero6mzzovl4
    Depois dizer que, as vezes, moramos em sitios bastante bonitos e harmoniosos e nem sequer nos damos conta, até a vida não nos correr de feição e realmente começarmos a olhar para as coisas com olhos de ver.

    Continuação :)

    ResponderEliminar
  19. Toni, concordo plenamente contigo! E adorei a música! Mesmo! Beijo.*

    ResponderEliminar