domingo, janeiro 15, 2012

Passa-se o seguinte:

O trabalho que tenho para entregar segunda-feira é de tema livre, desde que abordasse a temática da comunicação e relação humana. E eu (burra!) resolvi falar sobre o silêncio, mais propriamente o que leva as pessoas a manterem-se de biquinho calado! Tudo muito bonito... Aborda-se a comunicação, depois a comunicação não-verbal, de seguida do silêncio e de como pode ser interpretado... Mas chega-se a hora de explicar as tais razões que explicam por que é que tantas vezes não dizemos nada, ou as situações em que não é socialmente aceite fazê-lo e as ideias não são muitas.
Por agora vou falar do conformismo social e da necessidade de pertença ao grupo, da censura, e ilustrar com alguns estudos empíricos. Se por acaso se sentirem inspirados e quiserem contribuir com ideias e exemplos aceito e agradeço de coração!


10 comentários:

  1. Adorava ver as conclusões do teu trabalho ! Podias depois postar por tópicos algumas?
    A verdade é que muitos dizem que o silêncio diz tudo, ou será que de facto não diz nada?

    ResponderEliminar
  2. Para além de ser uma fã incondicional de Beatles, também adorei o teu blog - e desde já, desculpa a invasão!
    Partilho da opinião do 'Bagagem de viajante'', gostava de ver as conclusões do teu trabalho, parece ser interessante :)

    ResponderEliminar
  3. Os temas menos óbvios são sempre os mais interessantes, se não for por mais nada, porque exigem mais de nós. A questão do silêncio é bastante pertinente e dependendo do contexto, da personalidade de cada um, poderá ter mil e um significados. Um aspecto que sempre despertou o meu interesse é a comunicação com o doente em coma, quer de nossa parte quer da parte dos familiares. Será que nos ouve? Será que não? Como devemos comunicar? Devemos sequer tentar comunicar? O que dizer a um filho ou esposa quando nos pergunta se o seu ente querido os ouve?
    Dá pano para mangas xD

    ResponderEliminar
  4. Vou tentar depois colocar aqui alguns tópicos, então! Mas só depois de saber a nota, para ter a certeza que não vos estou a dizer nenhuma asneira!:p

    Amelie, o meu trabalho não incide sobre isso, falo do silêncio quando é a própria pessoa a escolher 'ficar calada' e quais são os motivos que a levam a fazê-lo, ou quando, por algum motivo sociocultural, é de bom tom fazê-lo. Esse caso é diferente, e é condicionado por outros aspectos. Mas claro que é um assunto que dá pano para mangas, é uma questão a investigar! Se por acaso um dia destes tiver alguma informação relativa a isso não hesito em transmitir-ta!:)

    ResponderEliminar
  5. hey jude é a música mais fofinha de sempre :')

    e oh, as pessoas não sabem comunicar nos dias de hoje. eu bem sei que não sou ninguém para estar a falar de comunicação, tenho sérios problemas a expressar sentimentos, mas quando é para dar opinião, temos todos bocas para falar. Também nunca gostei daquelas pessoas que parecem muito opinativas mas quando chega a altura de darem a cara, limitam-se a concordar com o rebanho. Enfim, é triste ._.

    vim só partilhar a minha opinião, desculpa o testamento ^^'

    beijinho * Monstros no Armário

    ResponderEliminar
  6. Sim, está mesmo a mudar! E ela é mesmo fantástica :)

    ResponderEliminar