quarta-feira, maio 02, 2012

A páginas tantas...#1

Terminei há pouco a Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata! E é impossível não o terminar com um sorriso no coração!
O livro é totalmente escrito em forma de cartas. Cartas escritas numa época de pós-guerra. Gosto de romances históricos. De histórias que, ao mesmo tempo que nos transportam para a vida e para o mundo das personagens, nos ensinam e nos mostram a realidade dum tempo passado. As cartas trocadas entre Juliet e os habitantes da ilha de Guernsey (que, sem querer, criaram a Sociedade Literária da Casca de Batata para ultrapassar e sobreviver  à Ocupação Alemã) são pautadas de emoção, um travo de humor e genuinidade! Faz parecer que todos eles são reais - a Juliet, o Dawnsey, a Isola, a Amelia, o Sidney,... - cada carta tem um registo diferente, adaptado à personagem que a escreve e isso está muito bem conseguido!
Além disso, e porque é de uma Sociedade Literária que se trata, muitos deles vão comentando os livros que lêem para serem debatidos nos encontros da Sociedade, o que nos sugere uma extensa lista de livros a pesquisar!
Eu, depois de ler o comentário de Isola sobre O Monte dos Vendavais, não resisti a passar na Bertrand hoje à tarde, e é já o próximo a ocupar a minha mesinha de cabeceira!








5 comentários:

  1. Bem fiquei com muita curiosidade em ler este livro.. nunca tinha ouvido falar..

    kisses***

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas agora fiquei com curiosidade. Todo escrito em forma de cartas? Hum... acho que gostaria. Tenho de adquiri-lo!

    ResponderEliminar
  3. Também acho que vou ler esse livro!
    Presente lá no meu blog! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma boa história. :)

    ResponderEliminar
  5. Não te vais desiludir com O Monte dos Vendavais ;)

    ResponderEliminar