quinta-feira, agosto 02, 2012

A páginas tantas... #3


Caffè Amore foi a minha estreia no mundo de Nicky Pellegrino, uma autora admirada por muitas mulheres. No entanto, não obstante ser uma boa história, na minha opinião é demasiado leve e demasiado simples. As personagens não transmitem o carácter devido e carecem de descrições e de caracterização mais acentuada.
Ainda assim, marca pontos pela caracterização dos locais e dos cenários da bela Itália e da sua gastronomia. 
O livro é dividido em duas partes. Na primeira é narrada a história de Maria Domenica, em Itália, nos anos 60, e a forma como encara uma vida predestinada a casar, ter filhos e amassar pão todos os dias na sua pequena vila. É contada a forma como a sua vida dá uma reviravolta, fugindo a essa sina e, na segunda parte, é retratada a história de Chiara, a sua filha, em Inglaterra, já em 2000. Chiara luta pelas suas ambições e, no meio da demanda, acaba por encontrar as suas raízes, os antepassados que desconhecia e encontrar a verdadeira alma que lhe corre no sangue.
Em balanço, é uma leitura leve, que deixa um pouco de água na boca, ideal para estes dias quentes e de descanso, mas não o ideal para quem prefere estilos mais ricos e intensos.
 

Deixo-vos com a minha passagem favorita:
Fora lá que a amizade deles se transformara em amor, numa tarde em que estavam sentados na banqueta vermelha por baixo dos olhos vigilantes da Virgem com o rosto da sua mãe. Comeram gelado, beberam o inevitável café e conversaram durante horas a fio. E Chiara apercebera-se que nem sempre a paixão vinha primeiro. Por vezes, tal como os seus alvos braços de cozinheira adquiriam lentamente a cor de caramelo num Verão cheio de Sol, o amor podia crescer gradualmente.
Nicky Pellegrino, 2006, p.339

5 comentários:

  1. Da Nicky ainda só li 2, esse incluído, e adorei o estilo dela. Acho que é precisamente a leveza da narrativa que me agrada. :)

    ResponderEliminar
  2. Até gostava de experimentar!! parece sesr uma leitura leve, mas quando se quer descansar e nao desgastar mais a cabeça só mesmo algo assim !! =D beijinho****+

    ResponderEliminar
  3. Parece-me um livro delicioso, repleto de amor.

    ResponderEliminar
  4. Já ando a querer ler este livro à imenso tempo :S

    ResponderEliminar