domingo, setembro 30, 2012

WTF?!

Tenho uma prima da minha idade, que andou comigo na escola, apesar de em turmas diferentes. No secundário eu continuei no ensino normal e ela foi para o ensino profissional. Terminados os três anos eu segui para a universidade e ela trabalhou durante algum tempo na área em que se tinha formado. Arranjou um namorado e emigraram para França. Lá, trabalha como empregada de limpeza. Ela é poucos meses mais velha que eu, tem 23 e eu tenho 22, e parece que está grávida. Fiquei de boca aberta. Eu sei que o percurso de vida dela é diferente do meu, e nem é melhor nem pior. É diferente. Mas bolas! Ainda é cedo, não? Ainda por cima foi uma gravidez planeada... Não sei, mas eu tenho tantas coisas que quero fazer antes de pensar em ter filhos que não consigo perceber como é que alguém pode pensar, aos 23 anos, em pôr um filho ao mundo, quando ainda se tinha tanto tempo para pensar nisso! Sou só eu a pensar assim?!

12 comentários:

  1. se calhar conheço a tua prima. mas nem vamos falar sobre isso!

    ResponderEliminar
  2. Para quem tira um curso universitário, como é o nosso caso, sim, uma gravidez aos 23 anos pode não ser muito conveniente. Mas para quem se inicia no mercado de trabalho tão cedo quanto a tua prima e tem a vida muito mais organizada, um emprego, casa e um companheiro, as coisas funcionam de maneira diferente. Bom Domingo :)

    ResponderEliminar
  3. No teu projecto de vida não faz sentido, mas pelo que contas a tua prima fez opções completamente diferente das tuas, portanto, não me choca.

    ResponderEliminar
  4. Se pensares bem, já passaram 5 anos desde o secundário para ela e com objectivos de vida diferentes acredito que para ela tenha chegado a altura certa. É tudo uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  5. Como dizes ela levou um percurso diferente. Já tem alguém e uma vida organizada, o que leva efectivamente a pensar a dar outro passo. Ela já pode ter vivido aquilo que desejou e agora quer viver algo novo, ter um filho neste caso. Não acho que seja cedo, se assim o desejou fez bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho uma prima na mesma situação, com a "pequena" diferença que já vai para a segunda. Teve a primeira com 19 e agora engravidou da segunda com 22. Eu fico, acima de tudo, triste por ver a vida que ela leva :(

    ResponderEliminar
  7. Eu sou pouco mais velha do que ela e se pudesse tinha já o primeiro filho. Se ela pode e quer, de que vale esperar?

    ResponderEliminar
  8. Eu percebo esses pontos-de-vista. Mas acho que quando ainda se tem tanto tempo pode-se "curtir" um pouco mais a vida com menos responsabilidades. Mas percebo que quando já se tem uma vida estável esse seja um passo quase imediato para muitos casais! :)

    ResponderEliminar
  9. Depende da vida e dos planos que se faz. Ela não fez faculdade e está fora do pais com o namorado, é já por si uma vida muito diferente da tua. A minha irmã mais nova tem 19 anos e há dois anos uma amiga dela emigrou e neste momento está grávida do segundo filho. Enfim, são escolhas. :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. A mim dá-me a sensação de não aproveitarem bem a juventude...mas acho que os horizontes e os sonhos também são outros.

    ResponderEliminar
  11. Normalmente as raparigas que deixam os estudos e se juntam com alguém acabam sempre por engravidar muito mais cedo do que aquelas que se dedicam aos estudos e a si próprias. É normal..

    ResponderEliminar
  12. São vidas diferentes que levam a escolhas diferentes. Claro que tu, com o teu percurso de vida, não pensas em ter filhos tão cedo, mas ela que que tem um percurso diferente, e pelo que constaste, uma vida estável, ter filhos já é algo que faz sentido. Se ela gosta da pessoa com quem está e acha que ter um filho agora é o melhor, faz bem, a escolha é dela ao fim ao cabo ^^
    Para mim ter um filho agora é impensável, mas existe muita gente da minha idade (ou mais nova) que já está casada e com uma cambada de filhos! A minha mãe, por exemplo, teve-me aos 19, eram tempos diferentes é verdade, mas fez sentido para ela visto já estar casada e a trabalhar :)

    Beijinho
    Boa semana ^^

    ResponderEliminar