quarta-feira, novembro 21, 2012

Crónicas de uma estagiária VI

Prolongar uma sessão de quarenta e cinco minutos por mais meia hora porque o menino com quem estou não quer ir embora e, mesmo depois, quer continuar, deixa-me com um orgulho vaidoso! :)

12 comentários:

  1. Isso é bom, é o reconhecimento do teu trabalho =)

    ResponderEliminar
  2. Mas que ternura! Que estes momentos te dêem toda a força que precisas para continuar... Beijinho* :)

    ResponderEliminar
  3. muitos parabéns..
    sabe tão bem..

    kisses***

    ResponderEliminar
  4. É motivo para tal, mas atenção, se não levares a mal, deixa cá lançar o meu bitaite de técnica: não deves repeti-lo muitas vezes. Se foi excepcional, tudo bem. Inevitavelmente estabelecemos relações afectivas com quem temos em consulta e é inevitável a satisfação quando sentimos que a pessoa do lado de lá queria prolongar o tempo, mas as consultas têm uma hora e um espaço marcado e objectivos definidos ou então seriam só um espaço de conversa num café: se formos pessoas simpáticas e agradáveis as pessoas querem continuar connosco. Tenho a certeza que foste profissional, e não apenas simpática e agradável, mas para continuares a fazer daquele um espaço terapêutico acredita que é importante manteres certos limites. O das horas é simbólico. É uma forma de tu dizeres estamos aqui para trabalhar. E sei que tu mais do que seres gostada estás lá para fazer crescer aquele menino e fazê-lo crescer é mandar embora quando chegar a hora por muito que goste de ti :) O próprio limite ajuda a que as pessoas se organizem e trabalhem.

    ResponderEliminar
  5. Mary Jane, não levo nada a mal, antes pelo contrário! É bom ter a opinião de alguém que sabe do que fala! :) E concordo plenamente contigo! Não referi no post, mas esta foi a primeira sessão que tive com este menino, daí ter deixado prolongar o tempo, também para estabelecer uma certa empatia que é fundamental nestes casos! Mas já o deixei de sobreaviso de que na próxima semana não vai poder ser assim. Nesta sessão foi diferente porque, sendo a primeira, serviu para estabelecer relação e não para trabalhar já à séria e, tendo sido esse o objectivo, foi bom chegar ao fim e ver que ele queria continuar, acho que foi sinal de que o primeiro objectivo estava cumprido. :) Mas como sabes estou a começar nestas andanças, portanto, qualquer conselho de quem está nisto há mais tempo é muito bem vindo! :)

    ResponderEliminar
  6. Nada melhor do que vermos o nosso trabalho reconhecido! ;)
    Beijinho e parabéns! :)

    ResponderEliminar
  7. Estás a começar mas pela tua resposta dá para perceber que estás a agarrar bem a poda :) Não sei se no teu caso farás relatório de estágio. Eu fazia relatórios de cada caso e tive de fazer um final com 50 páginas. Se quiseres dar uma vista de olhos no que eu fiz (o meu relatório foi muito bem avaliado) ou que eu dê uma vista de olhos em algo que faças não tenhas qualquer problema em pedir através do meu emílio :)

    ResponderEliminar
  8. Espero bem que sim, Mary Jane!:) Pelo menos tento fazer o meu melhor!
    Sim, vou ter de fazer relatório de estágio, com um limite de 80 páginas. Se pudesse ver o teu era óptimo, não te importas? :)

    ResponderEliminar