quinta-feira, junho 27, 2013

Estou velha

Já não me bastavam os cabelos brancos...
Andava há uns meses com uns estalidos estranhos no joelho esquerdo. Fui ao médico. Fiz uma ecografia e um raio-x. Nada. Encaminharam-me para a Ortopedia. O ortopedista é velho e antipático. Nunca olhou p'ra mim directamente. Mandou-me fazer mais exames. Diz-me, num tom que dá a entender que a culpa é minha, que os meus joelhos não são normais. Usa a palavra deficientes. Diz mais umas quantas coisas sobre doença da cartilagem, sempre sem olhar para mim. Receita-me três medicamentos diferentes para tomar pelo menos durante dois meses (logo a mim, que adoro fármacos!). Manda-me fazer mais exames entretanto. E eu juro que, por causa de um efeito-nocebo-manhoso qualquer, o joelho me tem doido mais desde que ele me disse que tem um problema.
Sinto-me velha e aleijada. Quase dou por mim a mancar. Qualquer dia vou começar a sentar-me nos lugares reservados a velhotes e doentes físicos dos autocarros. Não tarda, o meu joelho será a fonte mais segura de alterações climatéricas! Não confio mais no IPMA... A partir de agora é o meu joelho que me diz o que vestir no dia seguinte.

9 comentários:

  1. Pela descrição que fizeste pareces ter um desvio das rotulas que já causou desgaste na cartilagem... Tenta pedir uma 2.ª opinião! Se for mesmo isso o mais provável é teres de fazer fisioterapia (para evitar a operação). Falo por experiência própria :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ahahahhah! Então depois comunica aqui o que diz o teu joelho acerca do tempo! :P
    Beijinho e as melhoras*

    ResponderEliminar
  3. Há médicos mesmo horríveis -.-'

    ResponderEliminar
  4. Eu já th as catilagens gastas devido ao esforço, cuida de ti jude :-) beijoca boa sexta Feira :-)

    ResponderEliminar
  5. E eu a pensar que andavas na casa dos 20! Pareces tão novinha.. Brincadeira! Falando a sério, procura outro médico e toma bem conta de ti. Sem saúde, não somos nada.. Beijinho* :)

    ResponderEliminar
  6. Às vezes esses estalos têm só a ver com a falta de movimento/desporto. Se passas muito tempo sentada ou se não andas muito a pé, por exemplo. Se fazes desporto regularmente então olha, não sei, mais vale tomares mesmo os fármacos :p

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao problema médico não te posso aconselhar porque não percebo nada dessas coisas, mas se há coisa que eu percebo e acho importante é a simpatia ou, na sua ausência, pelo menos a educação. Um médico é um profissional altamente qualificado, ganha bem e apesar de ter um emprego trabalhoso tem um prestígio e reconhecimento proporcionais. Deste modo, e não querendo passar a ideia de que os médicos são mais que alguém ou têm mais obrigações no que toca à educação do que os outros profissionais, acho que não custa nada ser minimamente simpático ou, pelo menos, não ser antipático. Tenta encontrar um profissional melhor, a competência passa, 90% pelo tratamento físico, é certo, mas a relação paciente-médico condiciona imenso o tratamento e a nossa reacção ao mesmo. É sempre melhor ter um médico minimamente simpático, que nos trate como pessoas e não como deficientes e a quem possamos fazer perguntas e receber respostas satisfatórias e explicações que nos descansem ou guiem e não apenas uma prescrição passada de má vontade. As melhoras :)

    ResponderEliminar
  8. Se tens problemas de desgaste de cartilagem aconselho a tomares umas cápsulas, que se pode adquirir em qualquer ervanária, constituidas somente por glucosamina e condroitina. É o que eu tomo, também para o joelho, e a curto prazo notas diferenças. Os meus estalam menos e custa menos a subir escadas ;) as melhoras.
    Beijinho*

    ResponderEliminar