terça-feira, abril 08, 2014

Organizações.

Uma das áreas da psicologia tem a ver com o mundo organizacional e os recursos humanos. Não é uma área que me tenha alguma vez despertado muito interesse mas, das duas cadeiras que tive sobre o tema, houve questões que gostei de aprender por me parecer que todos os locais de trabalho seriam lugares melhores se as aplicassem. Não são leis complicadas nem difíceis de pôr em prática. Antes pelo contrário! No fundo são regras básicas e simples que têm resultados muito positivos. Afinal, um empregado satisfeito é um empregado mais produtivo. Isso é ponto assente. No meu local de trabalho, como já tenho vindo a referir algumas vezes, as coisas podiam funcionar bastante melhor no que respeita a esse assunto. Umas das "regras básicas" tem a ver com a questão das hierarquias. Ainda que existam cargos diferentes, uns de mais poder do que outros, o ideal seria que ninguém se sentisse inferior a ninguém. Independentemente do cargo ocupado, cada um existe porque é necessário e todos acabam por ser igualmente importantes uma vez que são interdependentes - uns não funcionam sem a existência dos outros. Este devia ser um princípio básico para todos os chefes: só são chefes porque têm alguém a trabalhar para eles. Só que o problema está mesmo na parte do "para eles". O que deveria acontecer era os chefes perceberem que os empregados estão ali para trabalhar "com eles"... à partida têm o mesmo objectivo, certo? E depois isto leva a outra questão importante: quando a visão que vinga é a de que uns empregados valem mais do que outros, os empregados que "valem menos" começam a sentir-se desmotivados. E nem se trata de uma questão de não ver o seu trabalho ser valorizado. Às vezes são questões mínimas de respeito pelo outro. Como avisar quando uma reunião é remarcada. Sim, porque isto de estar a contar com uma reunião às 14h e ver outra pessoa que não eu a ir reunir deixa-me confusa. Como ninguém me diz nada pergunto. Respondem-me com outra pergunta - porquê, quando é que é a sua reunião? A minha era agora... supostamente. Ah, pois não sei... mas agora sou eu, que a Dra. tem mais tempo que eu, pode reunir depois. Ok. Como queira. Parece que eu sou mais desocupada. Passada uma hora resolvo ir perguntar à secretária se afinal ainda vou ter ou não reunião hoje. Ah, a sua reunião foi desmarcada. É só na próxima segunda. Hum... tá bem. Acho que a reunião só é reunião se eu souber o dia e a hora em que tenho de estar presente. E pronto, é disto que falo... Eu sei que sou estagiária, mas revolta-me ser tratada como menor. A semana vai ser toda preenchida com reuniões com todos os técnicos, mas a da estagiária foi a única a ser desmarcada e remarcada p'ra quando já todos estiverem descansadinhos. Mas nem é isso que me chateia. O que me chateia é nem ter a porra de um aviso. É isso que me deixa de cabelos em pé!

5 comentários:

  1. Mas que falta de respeito, isso é vergonhoso, avisar-te de que a tua própria reunião foi desmarcada era o mínimo dos mínimos...enfim...

    ResponderEliminar
  2. Não podemos por de parte que existem chefes e órgãos que sempre darão ordens, mas também muito do trabalho depende do resto e, sem isso, o chefe não seria nada.
    Não entendo a mania das pessoas que lá por trabalharem com um estagiário pensam que podem passar por cima e fazer o que lhes apetecer. Parece que se esquecem dos primeiros tempos de quando começaram um emprego e de quando também foram estagiários/as.

    Só te resta é ter calma :)

    ResponderEliminar
  3. Falta de respeito por ti como pessoa e profissional. Triste...

    ResponderEliminar
  4. Regra geral os estagiários só são aceites para fazerem o que mais ninguém quer fazer, principalmente se for um estágio curricular. Eu tirei psicologia social e das organizações e, felizmente, não passei por essa situação, porque estagiei numa associação. Penso que nas empresas o ambiente é um bocadinho diferente, existe mais rivalidade e mais superioridade e enquanto a pessoa for estagiária não vão descolar o rótulo e ver que és uma pessoa como qualquer outra dentro da organização.

    Passa no meu blogue, pode ser que gostes, sou nova nestas andanças! :)
    http://inspiremewithmoments.blogspot.pt/

    ResponderEliminar