sábado, abril 07, 2018

Guia rápido para visitar a Roménia

Apercebi-me que, em quase dois anos e meio que passei neste país, nunca partilhei aqui o quanto vale a pena visitá-lo. Compreendo que visitar a Roménia não está dentro dos planos da maior parte das pessoas por todo o estigma a que está associada. No entanto, vivendo cá, acho que podem tomar a minha palavra como fiável.
A Roménia é, sim, um país mais pobre do que nós, felizmente, estamos habituados. Tem, sim, uma grande comunidade de pessoas de etnia cigana com quem, nestes dois anos, nunca tive qualquer problema. Mas, acima de tudo, é um país seguro, em que andar sozinha na rua à noite, independentemente de ser mulher, nunca me causou medo. É um país que saiu de uma das piores ditaduras da Europa há menos de trinta anos e que, desde então, tem lutado para se desenvolver enquanto país e população. Na verdade, esse desenvolvimento é notável, principalmente nas maiores cidades. Bucareste, a capital, é um verdadeiro centro de negócios, com centenas de multinacionais que vão aproveitando as vantagens do outsourcing e dos centros de serviços partilhados. Os Romenos têm muita facilidade com as línguas - quase toda a gente fala inglês e, em muitos casos, também Francês, Italiano, Espanhol e até Português (do Brasil, que aprenderam a ver episódios de "O Clone"). Isto torna-se numa vantagem pois a maioria das empresas procura precisamente quem tenha competências linguísticas e, quanto mais rara a língua, maior o salário. A Roménia, apesar da sua localização, continua a ter ainda muitos traços de outros países latinos, não fosse o Romeno uma língua românica, o que torna mais fácil a adaptação ao país para quem vem para ficar. Além disso, a comunidade de Portugueses aqui é enorme e não pára de crescer - talvez por isso a TAP tenha aberto no ano passado uma rota de voo directo entre Lisboa e Bucareste.
E voltamos assim ao propósito desta publicação: incentivar-vos a visitar a Roménia, numa altura em que se começam a planear as férias de Verão. Além das paisagens, que vos mostro a seguir, saliento como vantagens o facto de para nós, Portugueses, ser um país onde podemos gastar dinheiro mais à vontade, já que, ao contrário de muitos outros países Europeus, aqui as coisas são mais baratas do que em Portugal. Estou a falar, por exemplo, da possibilidade de, em certas cidades, ser possível ficar num hotel de três estrelas por quinze euros por noite, ou de jantar num bom restaurante, por menos de dez euros por pessoa (e a comida também é um ponto forte por aqui!). 

Em baixo partilho fotos dos locais que fui visitando neste país, todas da minha autoria. Fica a faltar o Delta do Danúbio, que ainda não consegui visitar mas que estará para breve. Se resolverem experimentar a Roménia, terei muito mais dicas para partilhar convosco!

Sibiu - Transilvânia

Sibiu - Transilvânia

Sibiu - Transilvânia

Museu Etnográfico - Sibiu - Transilvânia

Museu Etnográfico - Sibiu - Transilvânia

Masivul Rarau - Bucovina

Masivul Rarau - Bucovina

Masivul Rarau - Bucovina

Masivul Rarau - Bucovina

Masivul Rarau - Bucovina

Mosteiro Moldovita - Bucovina
(Património UNESCO)

Targu Mures - Transilvânia

Targu Mures - Transilvânia

Orsova - Banat
(o Danúbio a servir de fronteira natural entre a Roménia, à direita, e a Sérvia, à esquerda)

Escultura de Decebalus - Orsova - Banat

Museu Etnográfico - Bucareste
(o meu museu favorito na cidade, ao ar livre, e onde vou sempre que posso)

Mosteiro Stavropoleos - Bucareste

Parque Herastrau - Bucareste

Ateneu Romano - Bucareste

Santuário Libearty - Zarnesti
(uma reserva de ursos que foram resgatados de circos e outros locais onde serviam de atracção turística)

Santuário Libearty - Zarnesti
(tenho definitivamente de voltar lá e ver estes peludos de perto mais uma vez; é bom saber que agora estão bem e a salvo)

Brasov - Transilvânia
(provavelmente a cidade mais turística da Roménia, por estar pertinho do famoso castelo do Drácula)

Castelo do Drácula - Bran - Transilvânia

Rasnov - Transilvânia

Rasnov - Transilvânia

Castelul de Lut Valea Zanelor - Transilvânia

Castelul de Lut Valea Zanelor

Sighisoara - Transilvânia



Castelo de Peles - Sinaia - Transilvânia

Casino de Constanta - Dobrogea 

4 comentários:

  1. Adorei as fotos e a diversidade de paisagens!

    ResponderEliminar
  2. As imagens etsão fantásticas!
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. um pais que esta na minha lista!

    ResponderEliminar